Páginas

Translate

3 de dezembro de 2014

Bulgária - 76º país visitante.

Bulgária (em búlgaro: България, transl. Bâlgariya), oficialmente República da Bulgária (em búlgaro: Република България, transl. Republika Bâlgariya), é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia. Faz parte da União Europeia desde 1 de janeiro de 2007.

História[editar | editar código-fonte]

Pré-História e Antiguidade
 A ação humana nas terras da bulgária contemporânea pode ser traçada desde o paleolítico. Ossos de animais entalhados e marcas feitas pelo homem na caverna Kozarnika sãoOdrysian consideradas os mais primitivos exemplos de comportamento simbólico em humanos. Sociedades pré-históricas organizadas nas terras búlgaras incluem a Cultura Hamangia, Cultura Vinca e a Cultura Varna ( quinto milênio antes de Cristo).  O início da exploração e do trabalho em ouro são creditados a cultura Varna. Algumas das fundições de ouro produziram as moedas, armas e jóias dos tesouros da Necrópole de Varna, o necrotério mais antigo do mundo com aproximadamente mais de 6 mil anos. Este lugar oferece também conhecimento para a compreensão da hierarquia social das civilizações mais primitivas da europa.
 Os trácios, um dos três grupos primordiais dos búlgaros contemporâneos, começaram a aparecer na região durante a Idade do Ferro. A maioria de suas tribos foram unidas no Reino Odrísio por volta de 500 A.C pelo rei Teres I, porém eles foram eventualmente conquistados por Alexandre o Grande e mais tarde pelos romanos em 46 D.C. Depois da divisão do Império Romano no século V a área caiu nas mãos do império bizantino. Nesta época os cristianismo já havia se espalhado na área. Uma pequena comunidade gótica em Nicópolis ad Istrum produziu o primeiro livro em lingua germânica no século IV, a bíblia Úlfila. O primeiro monastério cristão na europa foi estabelecido por volta da mesma época por Santo Atanásio na bulgária central. A partir do século VI os eslavos orientais do sul gradualmente se estabeleceram na região, absorvendo assim os trácios helenos e romanos. 
Primeiro Império Búlgaro
  Em 680 D.C tribos búlgaras sob a liderança de Asparuch moveram-se ao sul através do Danúbio e se assentaram na area entre o baixo danúbio e Balcan, estabelecendo a capital e Pliska. Um tratado de paz com os bizantinos em 681 D.C marcou o inicio do Primeiro Império Búlgaro. Gradualmente s búlgaros missigenaram-se com a população local, adotando uma linguagem comum com base no dialeto eslavo local. Os lideres sucessores fortaleceram o estado búlgaro entre o século VIII e IX. Krum dobrou o espaço territorial do país, matou o Imperador Bizantino Nicéforo na batalha de Pliska e introduziu o primeiro código de leis escritas do país. O paganismo foi abolido a favor da Igreja Ortodoxa sob a ordem de Boris primeiro em 864 D.C. Essa conversão foi seguida por um reconhecimento Bizantino da igreja Búlgara e pela adoção do Alfabeto Cirílico desenvolvido na Escola literária de Preslav que fortaleceu a autoridade central e ajudou a fundir eslavos e búlgaros em um povo único. Uma subsequente era de ouro cultural começou durante o comando de 34 anos de duração de Simão o Grande, o qual também atingiu a maior expansão territorial do estado búlgaro.
 Guerras entre Húngaros e Pechenegues e a propagação do bogolismo enfraqueceu a búlgaria depois da morte de Simão. Consecutivas invasões de Ucranianos e Bizantinos resultaram na captura da capital Preslav pelo exército bizantino em 971. Sob o comando de Samuel, a bulgária recuperou-se brevemente desses ataques, mas essa ascenção terminou quando o Imperador bizantino Basil II derrotou o exército búlgaro em Klyuch em 1014. Samuel morreu logo após a batalha, e por volta de 1018 os bizantinos acabaram com o primeiro império búlgaro.
Segundo Império Búlgaro
  Após sua conquista da bulgária, Basil II preveniu revoltas e descontentamendo  retendo os poderes da nobreza local e aliviando as terras recentemente conquistadas da obrigação de pagar taxas em ouro, permitindo eles a pagarem em dinheiro invés disso. Ele também permitiu a igreja ortodoxa búlgara a manter sua autocefalía e todas suas diocéses, porém reduziu-a a um arcebispado. Depois de sua morte a política interna bizantina mudou e uma série de rebeliões maus-sucedidas surgiram, a maior sendo liderada por Pedro II. Em 1185, os nobres da dinastia asen , Ivan Asen I e Pedro IV organizaram um grande levante que resultou no re-estabelecimento do estado búlgaro. Ivan Asen and Peter estabeleceram a fundação do Segundo Império Búlgaro com Tarnovo como sua capital.
 Kaloyan o terceiro dos Monarcas Asen, extendeu seu dominio até Belgrade e Ohrid. Ele reconheceu a supremacia espiritual do papa e recebeu a coroa real pelo legado papal. O império atingiu seu apogeu sob o comando de Ivan Asen II, quando o comercio e a cultura prosperou. A forte influencia economica e religiosa de Tarnovo fez dela uma “Terceira Roma” ao contrário da já declinante constantinopla.
 O poderío militar e a ecnomia do país decaiu depois da dinastía Asen terminar em 1257, encarando conflitos internos, constantes ataques bizantinos e húngaros e a dominação mongol. Pelo fim do século XIV divisões faccionáis entre os senhores feudais e a propagação do bogolismo causou a divisão do segundo império bulgaro em 3 czarados – Vidin, Tarnovo e Karvuna – e diversos principados semi-independentes que lutaram entre si, junto com bizantino, hunaros, sérvios, venezianos e genoanos. Já pelo fim do século XIV os Turco-Otomanos começaram sua conquista da bulgaria tomando a maioria das cidades e foratalizes aos sul das montanhas balkan.