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O Rio de Janeiro recebe cerca de 900 mil homossexuais e bissexuais por ano, que movimentam, em média, R$ 577 por dia, de acordo com a Coordenadoria especial de Diversidade Sexual, que apresentou nesta quinta-feira (24) um estudo com o perfil do turista gay que visita a cidade.
A pesquisa realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) durante a 16ª Parada LGBT do Rio de Janeiro, no início de outubro, em Copacabana, na Zona Sul, mostrou que 21% dos entrevistados eram turistas, dos quais 2% eram estrangeiros. De acordo com a coordenadoria especial, turistas que vêm para a cidade para assistir à Parada Gay permanecem por em média 7,9 dias.
O estudo revelou ainda que 43% dos presentes ouvidos eram homossexuais, 21% bissexuais, 34% são heterossexuais e 2% não souberam responder. Na ocasião, 569 pessoas foram ouvidas.
Para o superintendente Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Darcílio Junqueira, o turismo gay é um negócio lucrativo. “É bem lucrativo e o Rio tem recebido bem. Por isso eu reforço: nós temos que preparar hotéis bares e restaurantes para Recber cada dia melhor os turistas, independente da opção sexual de cada um”, contou.
Selo 'Rio Sem Preconceito'
Na manhã desta quinta-feira (24), a prefeitura do Rio entregou o selo "Rio Sem Preconceito" a representantes de 9 estabelecimentos da cidade do Rio. De acordo com a Coodenadoria especial de Diversidade Sexual, todos os estabelecimentos - oito restaurantes e um hotel - passaram por um processo de capacitação.
De acordo com o coordenador especial da Diversidade Sexual, o estilista Carlos Tufvesson, a capacitação é feita por aulas de noção de direito humanos. “O selo 'Rio Sem Preconceito' é uma capacitação que a coordenadoria especial faz em estabelecimentos comerciais em leis de direitos civis e humanos, municipal, federal e estadual. Nosso intuito é que as pessoas conheçam as leis para não infringi-las. E, com isso, gerar um melhor atendimento para o cidadão do Rio de Janeiro”, explicou Tufvesson.
De acordo com o coordenador especial da Diversidade Sexual, o estilista Carlos Tufvesson, a capacitação é feita por aulas de noção de direito humanos. “O selo 'Rio Sem Preconceito' é uma capacitação que a coordenadoria especial faz em estabelecimentos comerciais em leis de direitos civis e humanos, municipal, federal e estadual. Nosso intuito é que as pessoas conheçam as leis para não infringi-las. E, com isso, gerar um melhor atendimento para o cidadão do Rio de Janeiro”, explicou Tufvesson.
O treinamento para a capacitação destes estabelecimentos ocorreu na sede do SindRio. “O treinamento foi feito no SindRio, cedemos o espaço, e temos que trabalhar muito isso. Afinal de contas, vem aí os meses de dezembro e janeiro, com uma grande recepção de turistas, então temos que estar preparados para receber”, disse Junqueira.
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