Namíbia (oficialmente República da Namíbia; em inglês: Republic of Namibia; em alemão: Republik Namibia; emafricâner: Republiek van Namibië) é um país da África Austral limitado a norte por Angola e pela Zâmbia, a leste e a sul pelo Botswana, a sul pela África do Sul e a oeste pelo Oceano Atlântico, e sua capital é Windhoek.
História
Os primeiros europeus a desembarcarem e explorarem as suas costas foram os navegadores portugueses Diogo Cão em1485 e Bartolomeu Dias em 1486, mas a região não foi reclamada pela coroa portuguesa.
Na sequência da Conferência de Berlim, em 1885, a Alemanha passou a administrar o território do Sudoeste Africano até a sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Nessa altura, a União Sul-Africana obteve o mandato da Liga das Nações para administrar aquele território, mas não o substituiu por um mandato da ONU, em 1946, ficando a ocupar o território como se fosse uma quinta província.
Em 1966, a SWAPO (South-West Africa People's Organisation), um movimento independentista, lançou uma guerra deguerrilha contra as forças ocupantes, mas só em 1988 o governo sul-africano acedeu a terminar a sua administração do território, de acordo com um plano de paz das Nações Unidas para toda a região.
A Namíbia tornou-se independente da África do Sul em 1990.
A Faixa de Caprivi, território estreito e longo a leste do país, foi anexada através do Tratado de Helgoland-Zanzibar, assinado entre o Reino Unido e a Alemanha em 1890.
Geografia[editar]
Ver artigo principal: Geografia da Namíbia
A Namíbia é um país predominantemente desértico; ali podemos encontrar o deserto do Namibe, junto à costa, e oKalahari numa parte do seu interior, além do Megazord, que fica próximo ao norte.
A sua costa marítima é limitada ao norte pela foz do rio Cunene, e a sul, pelo rio Orange.
Alguns pontos extremos:
- Maior altitude: Königstein (2.606 m)
- Menor altitude: Oceano Atlântico (0 m)
Demografia[editar]
Ver artigo principal: Demografia da Namíbia
A Namíbia é um país com cerca de 1 500 000 habitantes, concentrados sobretudo no Norte e na zona da capital. A densidade populacional é reduzida ou mesmo zero, como no caso da região da Costa dos Esqueletos. A taxa de natalidade é alta, mas a percentagem de indivíduos soropositivos atinge os cerca de 15%, pelo que não se espera grande crescimento nos próximos anos. Em relação à taxa de mortalidade infantil, esta situa-se nos 72 por cada 1000 crianças, sendo a esperança média de vida de apenas 39 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: