A Sérvia (em sérvio: Србија, transl. Srbija), oficialmente República da Sérvia (em sérvio Република Србија, transl. Republika Srbija), é um país europeu, cuja capital éBelgrado, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica. Faz fronteira a sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006, a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste com a Croácia e ao sul com a Macedônia e Albânia, ao leste com a Romênia e a Bulgária e ao norte com a Hungria. A província do Kosovo, no sul, proclamou sua independência unilateralmente em 17 de Fevereiro de 2008, mas o governo sérvio não a reconhece.
É uma ex-república iugoslava, tendo integrado, até junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro. No dia 5 de junho do mesmo ano, a Sérvia declarou sua independência, 2 dias após Montenegro ter feito o mesmo. No entanto, a Sérvia foi reconhecida como o estado sucessor da união, que por sua vez sucedia aRepública Federal da Jugoslávia. A 22 de dezembro de 2009 a Sérvia apresentou a candidatura oficial de adesão à União Europeia2 .
História[editar]
Ver artigo principal: História da Sérvia
O atual território da Sérvia fez parte da província romana da Mésia a partir do ano 29 a.C.3 4 . No século VII, a região foi invadida pelos sérvios, povo eslavo vindo da Galícia (Europa Central). Vassalos do Império Romano do Oriente, os sérvios se diferenciaram dos croatas por sua conversão ao cristianismo bizantino por volta de 875 e pela adopção do alfabeto cirílico. A Igreja Ortodoxa Sérvia ganhou autonomia no século XIII, quando teve São Sava como seu arcebispo.
Durante a Idade Média, o país gozou de um curto apogeu durante o reinado de Estevão Duchan (1331-1355), seguido de um rápido declínio. Após a derrota frente aos turcos na batalha de Kossovo Poliê (1389), a Sérvia não demorou a ser incorporada ao Império Otomano.
Entre 1459 e 1804, a Sérvia esteve formalmente sob o controle dos otomanos, apesar de três invasões austríacas e numerosas rebeliões. O Islão teve um período de expansão durante esta fase, levando à conversão de muitos sérvios. Estes convertidos recusavam-se a serem chamados de sérvios, adoptando a denominação de muslimani e, posteriormente, de bosníacos, uma vez que viviam majoritariamente na região conhecida como Bósnia - razão pela qual são também chamados de bósnios muçulmanos.
A Sérvia foi ainda um principado autónomo (face ao Império Austríaco) entre 1817 e 1878, um principado independente entre 1878 e 1882 e um reino independente entre 1882 e1918. No início do século XX, lutava para formar a Grande Sérvia, um Estado envolvendo toda a região balcânica. Como resultado das Guerras balcânicas(1912-1913), anexou aMacedónia e o Kosovo. Durante a Primeira Guerra Mundial, teve uma atuação destacada, e a partir de 1918 passou a ser um dos Estados integrantes do Reino da Jugoslávia (que se converteu em República Socialista após 1945), tomando o nome de República Socialista Federal da Iugoslávia em 1963. Em 2003, passou-se a denominar Sérvia e Montenegro. E em 2006, após uma votação para a independência do Montenegro, consumou-se enfim a dissolução formal da federação. A 17 de fevereiro de 2008, o parlamento de Kosovo aprovou, unilateralmente, a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro kosovar Hashim Thaçi durante uma sessão especial na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.
Geografia[editar]
Ver artigo principal: Geografia da Sérvia
A Sérvia situa-se nos Bálcãs (uma região histórica e geograficamente distinta do sudeste da Europa) e na Panónia (uma região da Europa Central). Faz fronteira com a Albânia, oMontenegro, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, a Hungria, a República da Macedónia, e a Roménia. A Sérvia não tem saída ao mar, se bem que o rio Danúbioproporcione o acesso de barco até à Europa central e ao mar Negro.
O território da Sérvia abrange desde os planos, ricos, férteis da região nortenha de Vojvodina, montanhas de rocha de calcário e vales a leste, e, a sudeste, montanhas e colinas antigas. O norte é dominado pelo rio Danúbio. Um afluente, o rio Morava, atravessa as regiões mais montanhosas do sul.
Clima[editar]
O clima sérvio varia entre o clima continental no norte, com invernos frios, e verões quentes, úmidos com padrões de precipitação bem distribuídos, e um clima mais mediterrânico no sul com Verões e Outonos quentes, secos e invernos relativamente frios com fortes nevões no interior.
Cidades[editar]
Principais cidades (com mais de 100,000 habitantes) - 2002 dados dos censos, para Kosovo e Metohija actualmente World Gazetteer estimativa (não oficial):
- Belgrado (Beograd): 1 273 651 (área dentro da cidade); 1 576 124 (com subúrbios)
- Novi Sad: 215 659 (298 139 maior área metropolitana)
- Priština: entre 200 000 (2002, estimativa) e 262 686 (2006, estimativa)
- Niš: 173, 724 (250 518 maior área metropolitana)
- Kragujevac: 147 473 (180.252 maior área metropolitana)
- Prizren: entre 121 000 (2002, estimativa) e 165 227 (2006, estimativa)
- Subotica: 99 471 (147 758 maior área metropolitana)
Parques nacionais[editar]
A Sérvia tem cinco parques nacionais:
- Fruška Gora (250 km²)
- Kopaonik (120 km²)
- Tara (220 km²)
- Đerdap (640 km²)
- Šar-planina (390 km²)
Demografia[editar]
Ver artigo principal: Demografia da Sérvia
Sérvia está povoada maioritariamente por Sérvios. As minorias significativas incluem os Albaneses (maioria na província de Kosovo-Metohija), Húngaros, Bósnios, Ciganos,Croatas, Eslovacos, Búlgaros e Romenos.
A Sérvia está formada por três territórios: a província de Kosovo e Metohija, a província de Vojvodina e Sérvia Central (em sérvio, Централна Србија o Centralna Srbija). As províncias são etnicamente muito heterogêneas, resultado da divisão histórica do país entre o Império Otomano, muçulmano, no sul, e a Áustria-Hungria, cristãos católicos, no norte do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: