Está chegando o fim de ano, então ...
Desde 1981, participando em diversas confraternizações de final de ano e com isso adquirindo certa experiência no assunto ao longo do tempo, segue abaixo algumas sugestões, para você não passar vergonha nas festa de final de ano de sua empresa.
Presença — Apareça! Deixar de ir à festa de fim de ano da empresa pode parecer desdém com os demais colegas de trabalho e com a companhia. Mesmo que só possa fazer uma breve presença, vá.
Traje — Você ainda está indo para o trabalho, mesmo que o clima seja de festa. Então não coloque uma roupa que você usaria para uma boate ou domingo de sol na orla. Discrição e sobriedade são fundamentais. Caso o evento seja em um sítio ou clube em que o traje recomendado é o de banho, a dica permanece. Biquíni ou sunga pequenos destoam do ambiente. Maiôs, sunquínis e bermudas são mais adequados.
Conversas — Ao tentar se aproximar de alguém com quem não tem muito contato no dia a dia, se apresente antes. Vendo reciprocidade, inicie uma conversa interessante, animada (não confunda com fazer piadas) e de conteúdo. Não fale só sobre trabalho, este não é o momento para isso.
Coquetel/ Buffet — Não haja como um faminto. Encher demais o prato e repetir diversas vezes é algo deselegante, pega mal e todos reparam.
Flerte — Se a empresa não proibir, vá em frente, mas com calma. Certifique-se de que o interesse é mútuo e não unilateral. Ainda assim, caso seja correspondido, deixe os momentos de intimidade para outro local.
Bebidas alcoólicas — Geralmente há bebidas alcoólicas à vontade, mas isso não quer dizer que você deva ir com muita sede ao pote. Ficar alegrinho ou bêbado pode acabar com a sua reputação no trabalho e lhe garantir, além de má fama, uma possível demissão. A dica é beber um copo de água ou suco a cada dose de álcool ingerida e se alimentar antes de começar a beber. Respeite os seus limites.
Amigo secreto — Se tiver a brincadeira de amigo secreto, ao descrever a pessoa que sorteou para presentear, fale de qualidades pessoais e profissionais, evite características negativas. Não tente fazer piadas com palavras pejorativas e apelidos.
Chefes/Superiores — Não tente se aproximar com muita intimidade, o ideal é esperar o gestor dar abertura. Caso seja o chefe, haja com simpatia e naturalidade, para deixar o funcionário à vontade.
Importante: Se por um acaso, você cometer algum deslize e se alguém fizer comentários no dia seguinte, tente usar o bom humor. O principal é você aprender e não cometer a gafe na próxima vez.
Boas Festas !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: