31 de maio de 2014
Blog também é cultura - Ilhas Faroé.
As Ilhas Faroé1 ou Féroe2 3 4 (também conhecidas como Faroés ou Féroes; em feroês Føroyar ouFøroyarland, em dinamarquês Færøerne, e em nórdico antigo Færeyjar) são um território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia.
O arquipélago é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas que acolhem, ao todo, 47.000 pessoas em uma área de 1.499 km². Na ilha maior - Streymoy - encontra-se a capital, Tórshavn, com 16.000 habitantes (1999). As terras mais próximas são as ilhas mais setentrionais da Escócia (Reino Unido), que ficam a sul-sueste, e a Islândia, situada a noroeste.
São autônomos desde 1948, tendo decidido não aderir à União Europeia. Gradualmente têm alcançado maior autonomia e para o futuro tem se descortinado a possibilidade de tornarem-se independentes da Dinamarca.
Como território autônomo com a Dinamarca conta com um Alto Comissário - representante da Rainha da Dinamarca -, com um parlamento unicameral formado por 32 membros (Lagting) e com um primeiro-ministro chefe de governo.
Etimologia[editar | editar código-fonte]
O nome em português "Féroe", provem do nórdico antigo Færeyjar, que significa literalmente "ilhas das ovelhas" ou "ilhas dos carneiros", e chegou à nossa língua proveniente do francês Féroé (ao lado das alternativas francesas Faeroe e Faroe). Em dinamarquês actual o nome é Færøerne, e na língua local (feroês) Føroyar ou Føroyarland.
Ortografia[editar | editar código-fonte]
Em português existem múltiplas grafias em utilização que revelam as diferentes tentativas de transpor a pronúncia local e/ou dinamarquesa do vocábulo.
Assim, fontes linguísticas portuguesas adotam a grafia Ilhas Féroe (DOELP de José Pedro Machado;Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves5 6 ). Por oposição, o Código de Redação Interinstitucional da União Europeia utiliza Ilhas Faroé1 . No Ciber dúvidas da Língua Portuguesa o linguista A. Tavares Louro utiliza ainda a grafia Ilhas Faroé7 .
Nas fontes linguísticas brasileiras o Dicionário Houaiss opta por Ilhas Féroe, tal como as fontes portuguesas, aceitando também a grafia pluralizada Ilhas Féroes. Já o Dicionário Aurélio prefere Ilhas Feroé.
No campo dos órgãos de comunicação social quase todos – quer portugueses, quer brasileiros – usam indiscriminadamente uma miscelânea de grafias, sendo que algumas não estão (ainda) prescritas por fontes linguísticas. Em Portugal, a RTP usa as grafias: Faroe, Faroé e Feroé, enquanto o jornal Público opta por Faroé e Faroe, enquanto o seu próprio livro de estilo defende Feroé. Já na brasileira Globo, a preferência recai nas grafias Feroe, Faroe e Feroé, bem como Ilhas Faroes. No jornal Estado de São Paulo utilizam-se as versões: Feroe, Faroé, Faroe e Feroé. Por fim, a Folha de São Paulo alarga ainda mais as escolhas, utilizando: Feroe, Faroé, Faroe, bem como a grafia com plural Faroes. Este último usa ainda as grafias com trema Faröe e Faroë, bem como uma provável gralha (Farõe).
No campo político o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal usa oficialmente Ilhas Faroé, enquanto o Ministério das Relações Exteriores do Brasil prefere Ilhas Faroe.
Os gentílicos aplicáveis a estas ilhas são: feroês (feroesa; feroeses; feroesas) e feróico (feróica; feróicos; feróicas), este último normalmente associado à língua local.
História
A história conhecida do arquipélago inicia em 600 d.c. com sua colonização por irlandeses.
- 600 - 800 d.c. - Desembarque de colonos irlandeses
- 800 - Conquista e colonização por vikings noruegueses
- 970 - 1280 - República
- 1135 - Torna-se país tributário à Coroa Norueguesa
- 1380 - Dinamarca e Noruega (incluindo as ilhas Faroés) realizam uma união monárquica
- 1655 - 1709 - O Rei da Dinamarca confia as ilhas à família von Gabel como um estado feudal
- 1709 - A coroa dinamarquesa novamente toma posse
- 1720 - Administrada como parte da Islândia
- 1776 - Administrada como parte do condado dinamarquês de Sjælland (Sealand - Zelândia)
- 24 de Janeiro de 1814 - Reconhecida como possessão dinamarquesa pelo Tratado de Kiel
- 1816 - Recebe o grau de condado
- 12 de Abril de 1940 — 16 de Setembro de 1945 - Ocupação britânica durante a II Guerra Mundial
- 14 de Setembro de 1946 - Referendo aprova a independência (48,7% a 47%). A independência é declarada em 18 de Setembro de 1946. É anulada pela Dinamarca dois dias depois.
- 30 de Março de 1948 - Governo autônomo é permitido.
A ocupação britânica durante a II Guerra Mundial suspendeu os contatos com a Dinamarca e modificou o cenário político. Uma consulta popular demonstrou uma pequena maioria da população a favor da separação da Dinamarca. No entanto o Logting foi dissolvido para a realização de eleições gerais. O Logting eleito alcançou um acordo com a Dinamarca onde foram negociadas áreas de responsabilidade conforme o interesse da ambas as partes.
Geografia[editar | editar código-fonte]
As ilhas Faroé são um arquipélago de 18 ilhas situadas junto à latitude 62 N e longitude 7 W. Entre o extremo norte e sul do arquipélago medeiam 113 km e 75 de leste a oeste. As suas costas têm um perímetro total de 1117 km.
As ilhas têm uma morfologia muito acidentada, rochosa, com costas alcantiladas recortadas por profundos fiordes. Nenhum ponto das ilhas está a mais de 5 km do mar. O ponto mais alto é o Slættaratindur, na ilha Eysturoy, com 882 metros de altitude.
Clima
O clima é oceânico, marcado pela influência moderadora da Corrente do Golfo, o que, tendo em conta a elevada latitude, suaviza as temperaturas invernais. Em Tórshavn não se registam temperaturas médias mensais negativas, oscilando estas entre os 0,3 °C em janeiro e os 11,1 °C em Agosto. A média anual é de 6,7 °C. A amplitude térmica é assim muito reduzida, com verões frescos e invernos suaves. A precipitação aproxima-se dos 1400 mm por ano, com um mínimo relativo na primavera e verão. O céu é em geral nublado, com frequentes nevoeiros. São frequentes os ventos fortes.
Política
A inexistência de autonomia política levou ao nascimento tardio - apenas na primeira metade do século XX - dos primeiros partidos políticos. Sambandsflokkurin (Partido da União) e Sjálvstýrisflokkurin (Partido Autonomista). Posteriormente surgiram o social-democrata Javnaðarflokkurin e o Conservador Nacionalista Fólkaflokkurin (Partido do Povo) que defenderam interesses comerciais. O Tjóðveldisflokkurin (Partido Republicano) surgiu em 1948 defendendo uma República Feroesa.
A relação com a Dinamarca
Nas eleições de 1998 o Partido da União - simpático à Dinamarca - obteve um mau desempenho sendo substituído pelo Partido Republicano - secessionista. Iniciou-se uma coligação que pôs em marcha um processo político com o objetivo de alcançar a soberania total. Em 2002 o Landsstýri - governo local - e o governo dinamarquês iniciaram negociações a respeito da soberania faeroesa sem o rompimento de uma "commonwealth" com a Dinamarca. Chegou-se a um impasse e essa negociação acabou por não apresentar resultados.
Em 2002 - novas eleições - e modificação no cenário político. O Partido do Povo e o Partido Autonomista perderam suas cadeiras para o Partido da União. Mesmo assim o governo local - Landsstýri - foi composto pela coligação dos Partidos do Povo, Republicano, Autonomista e do Centro - partido pequeno que se fundiu ao Autonomista.
Em 2011, um novo projecto de constituição das Ilhas Faroé está sendo elaborado. No entanto, o projecto foi declarado pelo ex-primeiro-ministro dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, como incompatível com a Constituição da Dinamarca e se os partidos políticos das Ilhas Faroe quiserem continuar então eles deverão declarar a independência8 .
Economia
Os recursos naturais são escassos. A vegetação - gramíneas - dos morros é utilizada para a criação de ovelhas. Em algumas partes da ilha de Suðuroy, existem alguns depósitos de lignito, úteis como combustível.
No mar - nos peixes - é que está a grande riqueza da nação faroesa. A pesca é responsável por 96 a 98% das exportações realizadas e praticamente todo o comércio deriva dos produtos capturados no mar. Dentro do limite de 200 milhas marítimas são encontradas espécies como bacalhau, arinca, argentina-dourada, faneca da Noruega, alabote, tamboril, peixe vermelho, pechelim, salmão e arenque. A piscicultura de salmão e truta é um setor que tem crescido e contribuído para o crescimento da balança comercial.
Outros artigos presentes são navios - de aço, pesqueiros, de carga - que respondem por 2% de tudo que é vendido ao exterior. Estima-se que existam reservas petrolíferas no subsolo oceânico faroês e têm sido realizadas prospecções com sinais positivos.
- Aeroporto
O aeroporto Vagar (EKVG) é o único na ilha. Foi construído na segunda guerra mundial pelos militares ingleses, mas hoje é um aeroporto civil. Perto do aeroporto, existem 7 heliportos, mas nenhum deles está representado no cenário.
Cultura[editar | editar código-fonte]
Religião
A religião tem uma parte importante da cultura feroese. Nas Ilhas Feroe predominam as religiões cristãs, sendo a maior delas o luteranismo, além de outros protestantes, alguns católicos, Testemunhas de Jeová e bahá'is.
Cerca de 87% da população pertence à igreja estabelecida do estado, a Igreja das Ilhas Feroé, sendo o restante dividido entre outras denominações cristãs e poucas crenças não cristãs.
Caça às Baleias-Piloto
A caça anual de Baleias-piloto é uma atividade tradicional do povo faroese, sendo considerada tão antiga quanto a própria colonização viquingue. Essa importante atividade econômica permanece sendo executada pela população local, sobrevivendo intacta apesar das sucessivas tentativas, por parte de diversos organismos não governamentais sustentados por governos estrangeiros, de ataque à sua soberania, com o intuito de neutralizar estes traços culturais em virtude de uma agenda ambientalista. Um dos argumentos para que a caça seja mantida é a obtenção de alimentos pela população, visto que em tais ilhas a produção de alimentos fica prejudicada durante grande parte do ano devido ao clima extremo. A carne obtida, geralmente, não permanece apenas com os caçadores, essa é distribuída gratuitamente à população. Durante o abate das baleias na enseada procura-se cortar primeiramente o principal nervo responsável pelo envio de impulsos nervosos ao cérebro do animal. Essa estratégia visa diminuir a dor dos animais, porém provoca a eliminação de muito sangue na água. Imagens de caçadores agindo em enseadas avermelhadas pelo sangue unidas à pauta ambientalista resultam em protestos de diversos grupos protetores dos animais.
No dia 23 de maio em Hvalvik, em um tipo de caça conhecida como “grind”, uma grande família de baleias - incluindo filhotes e fêmeas grávidas - foi conduzida por barcos para uma enseada, onde seus integrantes foram abatidos.
28 de maio de 2014
Bares do Rio garantem chope e cerveja de graça na Copa do Mundo - Colaborador: Jornal O Dia.
Estabelecimentos oferecem dose dupla e outras promoções. Confira o roteiro
HELIO ALMEIDA
Rio - Copa do Mundo ainda não começou, mas os bares do Rio já entraram em campo na disputa por clientes que vão assistir, comendo e bebendo, aos jogos da competição. Muitos estabelecimentos servirão chope de graça para atrair o freguês, o que empolga torcedores. Os comerciantes aguardam um grande público para as partidas nos telões que serão instalados.
“É a forma que encontramos para atrair o cliente”, explica o gerente Geandro Fonseca, acrescentando que o número de vouchers pode variar de 3 a 7 cervejas grátis, dependendo do dia do jogo.
A rede de restaurantes Norte Grill também oferecerá chope grátis (hoje custa R$ 6,90, a tulipa) a cada gol da Seleção em todas as unidades no Rio. A casa que já tem rodízio de pizzas, carnes e buffet de saladas, vai instalar mais televisores, que ficarão distribuídos pelo salão.
Mesmo os bares que não terão dose dupla especial fazem ofertas para os jogos. O Reza Forte, um dos mais movimentados do Baixo Méier, na Zona Norte, vai trabalhar com baldes de cerveja em lata, com 10 unidades por R$50 (com serviço do garçom já incluído). “Na Copa das Confederações recebemos 8 mil pessoas em um dia. Acreditamos que vai aumentar para 11 mil”, disse o sócio-proprietário Geraldo Farias.
SAIBA MAIS
PETISCO DA VILA
Chope R$ 5. A cada gol do Brasil, uma rodada grátis. Terá roda de samba antes, no intervalo e depois dos jogos do Brasil, que serão transmitidos no telão. Boulevard 28 de Setembro 238, Vila Isabel. De 9h até o último cliente. Tel.: (21) 2576-5652.
ESPÍRITO DO CHOPP
Cerveja Budweriser por R$7,40. A segunda é grátis com apresentação do código gerado no site (pedidadehoje.com.br).<MC1> Área aberta terá telão e, dentro, a televisão transmitirá os jogos. Rua Voluntários da Pátria 446, no Humaitá. De 11h às 2h. Tel.: (21) 2266-5599.
NORTE GRILL
Chope a R$ 6,90. Toda a rede oferece a promoção da bebida grátis a cada gol da Seleção Brasileira: Barra, Madureira, Cidade Nova e Nova Iguaçu. Haverá televisões e telão. A casa funciona de 11h até o último cliente. Tel.: (21) 2488-1611.
REZA FORTE
Balde com dez cervejas por R$ 50. Rua Tenente Cerqueira Leite 7, Méier. Os atrativos são sinuca e karaokê. De 11h à meia-noite. No sábado, funciona até as 4h. Tel.: (21) 3271-4762.
BUXIXO
O torcedor pode pagar ingresso de R$ 80 com direito a consumação de R$ 30 e área reservada no bar. Cervejas em lata serão vendidas fora do cercado. Avenida Maracanã 760, na Tijuca. Tel.: (21) 2264-8484.
Um dos bares é o tradicional Petisco da Vila, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade. A cada gol da Seleção Brasileira, a casa dará uma rodada grátis da bebida, que custa R$ 5, a caldereta. “A cada gol do Brasil é uma rodada por nossa conta”, garantiu o gerente Cláudio Cavalcante, que vai reforçar a equipe para atender a procura à alta.
Já a dose dupla de cerveja durante os jogos do Brasil estará no Espírito do Chopp, na Cobal do Humaitá, na Zona Sul. O cliente que comprar uma long neck da Budweiser (R$ 7,40), por exemplo, ganhará outra. Para ter o serviço, é preciso acessar o site Pedida Certa (pedidadehoje.com.br) e gerar o código que dará direito à segunda cerveja.“É a forma que encontramos para atrair o cliente”, explica o gerente Geandro Fonseca, acrescentando que o número de vouchers pode variar de 3 a 7 cervejas grátis, dependendo do dia do jogo.
A rede de restaurantes Norte Grill também oferecerá chope grátis (hoje custa R$ 6,90, a tulipa) a cada gol da Seleção em todas as unidades no Rio. A casa que já tem rodízio de pizzas, carnes e buffet de saladas, vai instalar mais televisores, que ficarão distribuídos pelo salão.
Mesmo os bares que não terão dose dupla especial fazem ofertas para os jogos. O Reza Forte, um dos mais movimentados do Baixo Méier, na Zona Norte, vai trabalhar com baldes de cerveja em lata, com 10 unidades por R$50 (com serviço do garçom já incluído). “Na Copa das Confederações recebemos 8 mil pessoas em um dia. Acreditamos que vai aumentar para 11 mil”, disse o sócio-proprietário Geraldo Farias.
SAIBA MAIS
PETISCO DA VILA
Chope R$ 5. A cada gol do Brasil, uma rodada grátis. Terá roda de samba antes, no intervalo e depois dos jogos do Brasil, que serão transmitidos no telão. Boulevard 28 de Setembro 238, Vila Isabel. De 9h até o último cliente. Tel.: (21) 2576-5652.
ESPÍRITO DO CHOPP
Cerveja Budweriser por R$7,40. A segunda é grátis com apresentação do código gerado no site (pedidadehoje.com.br).<MC1> Área aberta terá telão e, dentro, a televisão transmitirá os jogos. Rua Voluntários da Pátria 446, no Humaitá. De 11h às 2h. Tel.: (21) 2266-5599.
NORTE GRILL
Chope a R$ 6,90. Toda a rede oferece a promoção da bebida grátis a cada gol da Seleção Brasileira: Barra, Madureira, Cidade Nova e Nova Iguaçu. Haverá televisões e telão. A casa funciona de 11h até o último cliente. Tel.: (21) 2488-1611.
REZA FORTE
Balde com dez cervejas por R$ 50. Rua Tenente Cerqueira Leite 7, Méier. Os atrativos são sinuca e karaokê. De 11h à meia-noite. No sábado, funciona até as 4h. Tel.: (21) 3271-4762.
BUXIXO
O torcedor pode pagar ingresso de R$ 80 com direito a consumação de R$ 30 e área reservada no bar. Cervejas em lata serão vendidas fora do cercado. Avenida Maracanã 760, na Tijuca. Tel.: (21) 2264-8484.
26 de maio de 2014
22 de maio de 2014
Frasco maldito - Colaborador: José Bezerra.
Médico pede uma amostra de esperma de um homem de 85 anos como parte de seu exame de saúde anual e lhe dá um pequeno frasco, dizendo:
"Pegue este frasco e deve trazê-lo amanhã, com a amostra de seu esperma "
No dia seguinte o vovô regressa ao consultório do doutor e lhe entrega o frasco.
Estava tão vazio e limpo como no dia anterior.
O médico pergunta o que aconteceu e o homem explica:
Estava tão vazio e limpo como no dia anterior.
O médico pergunta o que aconteceu e o homem explica:
"Primeiro eu tentei realizar a tarefa com a mão direita e nada.
Então eu tentei com a mão esquerda e ainda nada.
Então pedi ajuda a minha esposa.
Então pedi ajuda a minha esposa.
Ela tentou com a mão direita, depois com a mão esquerda e ainda nada.
Ela disse, "Eu já sei como!". Então, ela tentou com a boca, primeiro com os dentes presentes, depois sem dentes e,então: NA-DA!
Minha sogra veio e disse, será que eu vou ter que ensinar a fazer ISSO ?!?!?!?
Tentou um bom tempo e, em posições diferentes, cada vez mais bizarras e não houve nenhum sucesso!
Inclusive chamamos a Suely, a vizinha do lado, e ela também tentou, primeiro com as duas mãos, debaixo do braço e pressionando entre os joelhos para cima, mas . NA-DA, doutor.
O médico estava em choque: "Você pediu para sua sogra? e pra sua VIZINHA ?
Inclusive chamamos a Suely, a vizinha do lado, e ela também tentou, primeiro com as duas mãos, debaixo do braço e pressionando entre os joelhos para cima, mas . NA-DA, doutor.
O médico estava em choque: "Você pediu para sua sogra? e pra sua VIZINHA ?
E o "velhote", respondeu:
- "Sim Doutor, nenhum de nós conseguiu abrir esta merda de frasco!
21 de maio de 2014
20 de maio de 2014
Propriedades do limão - Colaborador: Senador Júlio.
Dono de um sabor bem azedinho, capaz de estimular as piores caretas, o limão não merece a fama que leva. Além de ser a melhor pedida no calor, e no inverno ter a capacidade de espantar gripes e resfriados, a fruta tem qualidades que vão muito além de só aquecer e refrescar. Segundo especialistas, o fruto é um rei poderoso para uma alimentação saudável, sendo considerado até um fruto curativo graças às suas múltiplas propriedades. É um grande aliado na absorção do ferro do arroz, da carne e do feijão. Rico em vitamina C, ele tem ainda potássio e compostos anticancerígenos. Que tal, então, deixar de repudiá-lo pelo gosto azedo e passar a consumi-lo todos os dias?
De fácil acesso para a população, a fruta é cercada de mitos e há pouco tempo ganhou as redes sociais. Circulou que, ao ser congelada, ela ficaria ainda mais rica em nutrientes. A história não é bem assim. Segundo a presidente do Conselho Regional de Nutricionista de Minas Gerais, Heloísa Magalhães, a principal vitamina do limão é a C. “É uma fruta que ajuda também no controle da diarreia, funciona como xarope ao ser usada com mel. Mas, ao ser exposta em temperaturas altas, por exemplo, assim como todos os frutos ricos em vitamina C, ela perde um percentual significativo dessa vitamina. O mesmo pode ocorrer ao ser congelado”, diz.
A única vantagem de levar o limão ao congelador, conforme o nutricionista esportivo e funcional Wagner Alessandro dos Reis, é a facilidade para ralar a casca. “Como ficará mais fácil, mais substâncias serão aproveitadas.” Para a nutricionista clínica e esportiva, mestranda em bioquímica e imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carmen Zita Pinto Coelho, é sempre bom consumir a fruta fresca. “Pode ser usada na forma de limonada, em saladas. A casca, por exemplo, pode ser cristalizada em sobremesas ou raspada como complemento em pratos tanto salgados quanto doces.”
Além da vitamina C, o limão esconde outros segredos fantásticos. Da sua casca é extraído um óleo cítrico com alto teor de monoterpenos (moléculas pequenas que penetram em todos os tecidos e células, com poderosa ação solvente de gorduras). Essa família de nome estranho é composta por muitos integrantes importantes: d-limoneno, terpinenos, geraniol.
Pesquisas revelaram que o d-limoneno tem propriedades anticancerígenas e é solvente de cálculos e entupimentos nas artérias, além de descongestionar o fígado, após a ingestão de álcool e de alimentos gordurosos. O terpineno, por sua vez, é capaz de inibir a oxidação do mau colesterol. Já o geraniol se mostrou eficaz para inibir a reprodução de células cancerosas. Mas não dá para atribuir ao limão o emagrecimento, como muitos dizem. A fruta pode auxiliar na perda do peso, já que, conforme destaca Wagner, ao ajudar na digestão, ela elimina toxinas, podendo ser coadjuvante no processo para emagrecer. “Ela tem ação indireta, uma vez que faz com que eliminemos as toxinas do organismo. Nesse contexto, ela traz o equilíbrio do organismo e o emagrecimento pode ocorrer.”
FERRO
Errado quem pensa que, ao comer uma feijoada, frituras e carnes gordurosas, o limão vai preservar a saúde. Nada disso. “Ele não vai ajudar na queima de gorduras, mas facilitar a digestão e deixar o prato mais saboroso”, diz Heloísa, lembrando que, ao usá-lo em uma carne, feijão ou arroz, ele vai ajudar na absorção de ferro. “Para uma pessoa que sofre de anemia por falta de ferro, aconselhamos uma dieta com limão. Pode ser por meio da limonada durante a refeição ou o próprio sumo do fruto usado como tempero.” Em outro tipo de doença, como a hemocromatose, em que a pessoa tem excesso de ferro no sangue, o limão é retirado da dieta.
No livro 'O poder de cura do limão', a química e escritora Conceição Trucom diz que a fruta, apesar de apresentar sabor ácido, não causa danos ao estômago. “Através de muitos estudos médicos, constatou-se que, uma vez ingerido, o limão deixa de apresentar propriedade ácida. Ele estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos orgânicos no organismo, promovendo a neutralização da acidez do sangue. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, o limão, em contato com o meio celular no interior do organismo humano, é oxidado e complexado durante a sua digestão, e comporta-se como um agente alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna”, diz, concluindo que, para o estômago, pode ser um santo remédio. “É interessante ressaltar que a milenar medicina ayurvédica, mãe de todas as medicinas, trata a maioria das dificuldades digestivas com receitas à base de limão.”
LIMONADA PERFEITA
A melhor forma de prepará-la é na centrífuga (ou liquidificador), para aproveitar melhor as fibras. Lave muito bem as frutas e descasque-as, deixando a polpa branca da entrecasca. Corte cada uma ao meio e passe na centrífuga. Caso prefira o liquidificador, esprema parte dos limões e use a outra metade descascada e picada. Aí, é só bater, coar e servir imediatamente. Para tirar melhor proveito de suas propriedades, prepare o suco fresco de limão com outras frutas, vegetais e folhas verdes (uvas, aipo, hortelã, brócolis, gengibre, couve, farelo de aveia). Esses sucos desintoxicantes ativam o sistema imunológico
.
18 de maio de 2014
Cardápio de primeira.
Nesta última confraternização do Grupo do Pinto Caído, vários amigos concordaram que o Marcão, deveria sempre viajar nas quintas feiras, porque só assim o cardápio da noite melhora.
Vamos privilegiados nesta última quinta, com picanha e peixe ao molho de camarão preparado pelo Cheff Fabiano e Zé Alexandre.
Pasmem, a confraternização terminou a meia noite e todos (ou quase todos), foram para suas residências felizes.
Vamos privilegiados nesta última quinta, com picanha e peixe ao molho de camarão preparado pelo Cheff Fabiano e Zé Alexandre.
Pasmem, a confraternização terminou a meia noite e todos (ou quase todos), foram para suas residências felizes.
9 de maio de 2014
8 de maio de 2014
Morte de um artista - Jair Rodrigues
Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos
Segundo produtora, músico estava em casa, em Cotia (SP).
Ele era conhecido por sucessos como 'Disparada' e 'Deixa isso pra lá'.
Do G1, em São Paulo
O músico Jair Rodrigues se apresenta durante a comemoração de trinta anos do Programa 'Viola Minha Viola', na sede da TV Cultura, em 2012 (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)
Morreu hoje, o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte.
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira começou nos anos 1960, em programas de calouros.
Em 1962, gravou seu disco de estreia. Segundo o perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.
Disparada,o começo de tudo.
1 de maio de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)