Extra, extra, extra ....
Já temos o 38º, pais visitante ao Blog.-----------------------------------------------------------------------------
Hong Kong (香港 (escrita chinesa tradicional e simplificada), também às vezes aportuguesado como Honguecongue ou Hongue Congue ou escrito como Hongkong; Xiānggǎng (mandarim, romanização Hanyu Pinyin); Hoeng1gong2, (cantonês, romanização Jyutping)), oficialmente Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China ( 中華人民共和國香港特別行政區 (escrita chinesa tradicional); 中华人民共和国香港特别行政区 (escrita chinesa simplificada); ? Zhōnghuá Rénmín Gònghéguó Xiānggǎng Tèbié Xíngzhèngqū (mandarim, Hanyu Pinyin); Zung1waa4 Jan4man4 Gung6wo4gwok3 Hoeng1gong2 Dak6bit6 Hang4zing3keoi1[5](cantonês, Jyutping)), é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China e uma ex-colônia do Império Britânicoaté 1997. Segundo a política "um país, dois sistemas"[6] e a Lei Básica, Hong Kong tem um "alto grau de autonomia" em todas as áreas, exceto política externa e defesa. Hong Kong é um centro financeiro internacional, com uma economia capitalistaaltamente desenvolvida, sendo uma das economias mais liberais do mundo.
Após a Primeira Guerra do Ópio, a Ilha de Hong Kong tornou-se uma colônia do Império Britânico em 1842. A colônia foi ampliada nos termos da Convenção de Pequim (1860) e a Convenção para a Extensão do Território de Hong Kong (1898). Hong Kong foi reclassificado como um território britânico cargo em 1983, até a sua soberania ser transferida para a República Popular da China (RPC) em 1997.[7][8] Conhecida pelos seus arranha-céus e por seu profundo porto natural, a sua identidade como um centrocosmopolita onde o Oriente encontra o Ocidente se reflete em sua gastronomia, cinema, música e tradições.[9] A população da cidade é de 95% da chinesa e 5% de outros grupos étnicos.[10] Com uma população de 7 milhões de habitantes e uma área de 1.054 km², Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.[11]
Hong Kong possui seu próprio sistema legal, moeda, alfândega, direitos de negociação de tratados (como tráfego aéreo e permissão de aterragem de aviões) e leis de imigração próprias. Hong Kong mantém até suas próprias regras de trânsito, com toda a frota de automóveis dirigindo no lado esquerdo. Apenas a defesa nacional e relações diplomáticas são responsabilidades do governo central em Pequim.
Apesar de Hong Kong ter passado para o controle chinês, o nome em cantonês da região ("Hong Kong") permanece como referência internacional, em detrimento do equivalente em chinês mandarim, "Xiānggǎng". A escrita do nome do território, tanto em cantonês como chinês, é representada pelos mesmos caracteres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: