O centenário do nascimento de Vinicius de Moraes é lembrado neste sábado (19). O poeta carioca nasceu no dia 19 de outubro, e morreu em 9 de julho de 1980, no Rio. Vinicius estudou Direito e lançou seu primeiro livro de poemas, "O caminho para a distância", nos anos 30. Em 1938, foi estudar língua e literatura inglesa na Universidade de Oxford. Ainda na Inglaterra, casou-se com Beatriz Azevedo de Melo. Voltou ao Brasil em 1939, devido ao início da Segunda Guerra Mundial. Já era reconhecido como poeta.
Em 1943, virou diplomata, e, três anos depois, foi para Los Angeles, nos EUA, como vice-cônsul. Serviu também em Paris, na França, e em Montevidéu, no Uruguai. Durante esse tempo, publicou várias obras e casou-se mais três vezes. No início dos anos 60, começou a compor em parceria com Carlos Lyra, Pixinguinha e Baden Powell. Também fez shows ao lado de Antônio Carlos Jobim e João Gilberto.
Em 1969, Vinicius foi exonerado do Ministério das Relações Exteriores pelo regime militar e se casou com Cristina Gurjão. No ano seguinte, casou-se com a atriz bahiana Gesse Gessy e iniciou sua parceria com Toquinho, com quem excursionou pelo Brasil e pela Europa. Durante a década de 70, fez vários shows e casou-se ainda mais duas vezes. Em 1979, sofreu um derrame, mas morreu no ano seguinte, aos 67 anos, de edema pulmonar, em sua casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: